sexta-feira, 10 de maio de 2013

Um novo olhar à obra do artista plástico Bruno Steinbach



À primeira vista nos encantamos pela beleza. É como se já fizéssemos parte do processo de criação do artista, da mesma maneira quando lemos um livro nos sentimos personagem da história ou quando ouvimos uma canção nos identificamos com a letra e sua musicalidade, na pintura não haveria de ser diferente... Digo isso porque a tela nos puxa para dentro, nos impulsiona ‘para o infinito, lá longe, onde moram os nossos sonhos’. 

Podemos observar a sensação que nos é causada na representação de profundidade da obra. O clarão do sol, a canoa naufragada nas areias e as sombras das falésias da Ponta do Seixas juntamente à linha do horizonte criam essa dimensão profunda na paisagem. Viva o azul do mar, viva o belo, viva à arte!

Somos além de meros expectadores, somos leitores de uma obra e fazemos a leitura diante das expectativas de nossas emoções. E a obra de Bruno Steinbach tem esse marco, essa presença indiscutível em criar uma alusão ao que nos direcionamos à enxergar ou não. 

Um artista de uma paraibanidade distinta, sem dúvida, que pincela os seus sentimentos na mais pura forma de arte e nivela as suas cores no regozijo da natureza, seja em corpos ardentes (sua principal marca) ou nas paisagens. A obra de Bruno Steinbach, "Ponta do Cabo Branco, opus IV" em acrílica/tela, 144 x 270 cm, abril de 2012, João Pessoa, Paraíba, Brasil, nos remete à um dos mais belos cartões-postais do nosso estado, no qual uma alma também encantadora disse que “somos a porta do sol neste país tropical...”

Através da imagem esculpida pelos pincéis de Bruno, podemos explicar aos nossos vizinhos o que Renata Arruda quis dizer na música de Fuba... E não é para ter orgulho desse lugar? E acabar de vez com toda a forma de discriminação contra o povo nordestino? Não preciso dizer mais nada, a obra fala por si mesma.

À convite do SESC, o artista plástico Bruno Steinbach expôs a tela em local privilegiado, no hall principal do Centro de Turismo e Lazer do SESC Paraíba, localizado na Av. Cabo Branco, próximo à praia dos Seixas - João Pessoa/PB.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário