Livro tem lançamento
marcado com a presença do autor às 19h na Livraria Leitura - Manaíra
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Reconhecido como o
primeiro crítico do “pensamento freiriano” pelo próprio Paulo Freire, autor de
vasta obra de sociologia da educação e também poeta e escritor de ficção
literária, Carlos Alberto Torres é um intelectual que percorreu vários países
disseminando e divulgando o trabalho do “patrono da educação brasileira”.
“Diálogo e práxis
educativa: Uma leitura crítica de Paulo Freire” é uma obra que reúne três importantes livros do
escritor Carlos Torres publicados em 1979, pela Loyola Edições (SP),
pioneira na publicação de estudos sobre Paulo Freire no Brasil, no qual obteve
visibilidade internacional. O seu conteúdo possibilita um contato com as
principais categorias do pensamento freiriano, textos que influenciaram
educadores e estudiosos brasileiros que buscaram ler, compreender e aplicar a
pedagogia freiriana, além de oferecer uma das primeiras
biografias sobre Freire desde seu trabalho no Brasil, e o exílio.
“Meus livros foram escritos em uma
época muito importante da América Latina e especialmente no Brasil, porque Paulo
Freire havia sido exilado e sua obra estava proibida pela ditadura militar”,
disse o autor. 1964 foi o ano do Golpe e do sonho interrompido de fomentar uma
educação emancipada voltada para a consciência política e social.
Sobre a sua obra, Torres “sintetiza o que hoje se denomina
como uma sociologia política da educação, oferece perspectivas analíticas
vinculando a educação com a economia política, a filosofia política da educação
e a pedagogia propriamente dita. Também oferece uma análise comparada
das principais obras do ‘primeiro’ Freire que foi tão importante para as
lutas políticas e pedagógicas da América Latina contra o autoritarismo. É
um trabalho sistemático que oferece uma crítica radical e convida a uma democracia
radical”.
“O meu trabalho não é oferecer apenas um
comentário crítico mas um guia de leitura assim como um marco geral de
compreensão do pensamento de Freire, dos pedagogos e pedagogas da liberação e
das lutas pedagógicas na América Latina, ou seja, uma maneira de decodificar o
pensamento de Freire e oferecer guias para sua implementação”, acrescenta.
Paralelo à ideia desta retomada dos estudos sobre o
seu pensamento, a Loyola homenageia os 51 anos da primeira experiência de
alfabetização de adultos realizada pelo educador brasileiro em Angicos (RN), através do Programa Nacional de
Alfabetização de Paulo Freire.
Entre outras obras de Carlos Alberto Torres,
destacam-se a colaboração no livro “Paulo Freire: uma biobibliografia”,
organizado por Moacir Gadotti e o clássico “Comparative Education: the Dialetic
of the global and the local” (“Educação comparada: a dialética do global e do
local”), junto com Robert Arnove e Stephen Franz, obra originalmente publicada
em inglês, já em sua 4ª edição, também traduzida para vários idiomas.
“Na época que eu estava trabalhando
o pensamento freiriano em Genebra (Suíça), Freire ainda não tinha alcançado o
reconhecimento que possui atualmente. Devido aos textos que eu preparei, Paulo
pode ser lido no Brasil. A importância desses textos se deram pela
possibilidade de intelectuais brasileiros e portugueses terem acesso à leitura
de Paulo Freire, em uma época em que o educador era censurado”, ressalta
Torres.
Sobre o autor
Carlos
Alberto Torres, argentino, 63 anos, é diretor fundador do Instituto Paulo
Freire da Argentina (2003), diretor fundador do Instituto Paulo Freire da
Universidade da Califórnia Los Angeles, UCLA (2002) e diretor fundador do
Instituto Paulo Freire de São Paulo (1991). É Professor Distinguido de Ciências
Sociais e Educação Comparada na Universidade da Califórnia Los Angeles e
sociólogo político da educação. Foi diretor do Centro Latino-americano da UCLA. É também poeta e escritor de ficção
literária.
Licenciado em Sociologia pela faculdade jesuíta Universidad del Salvador, na
Argentina, obteve sua pós-graduação no México (FLACSO, Ciências Políticas) e
nos Estados Unidos (Mestrado em Educação e Ph.D. em Desenvolvimento
Internacional da Educação, na Universidade de Stanford). Realizou seu curso de pós-doutorado em
Fundamentos Educacionais no Canadá (Universidade de Alberta). Foi professor
convidado em universidades da América do Norte, América Latina, Europa, Ásia e
África. Lecionou em universidades na Inglaterra, Japão, Itália, Espanha,
Tanzânia, Finlândia, Moçambique, Argentina, Brasil, México, Canadá, Costa Rica,
Portugal, Taiwan, Coreia, Suécia e África do Sul.
Bruna Steinbach (Assessoria do autor)
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